Essa é uma pergunta complexa porque envolve algumas outras perguntas que precisam ser respondidas, pelos pais, antes da decisão de qual escola escolher.
Minha sugestão é que os pais, antes de listar as escolas com seus prós e contras, respondam à perguntas como:
– que valores consideramos importantes e gostaríamos que a escola também os tivesse? Por exemplo, pais com uma visão agnóstica do mundo talvez prefiram que a escola seja laica.
– para quê colocamos nossos filhos na escola? Claro que o óbvio já está respondido- para aprender. Mas a pergunta é se colocam seus filhos na escola para daqui a 15 anos passarem no vestibular ou se gostariam que seus filhos aprendessem a aprender. Não são excludentes, mas também não são a mesma coisa. Em um mundo muito competitivo, passou-se a considerar uma boa escola aquela que aprova o maior percentual de alunos, nas melhores universidades. É um critério, mas não é o único.
– que valor damos à globalização e ao aprendizado de línguas? Se os pais consideram que o mundo será cada vez mais global e que as oportunidades de realização profissional não vão se limitar às fronteiras geográficas, tenderão a avaliar escolas internacionais e bi-lingues. Se, por outro lado, a visão de futuro que os pais têm é de que seu filho terá um futuro excelente, vivendo no Brasil, a questão da diversidade cultural e de línguas perde importância.
Esses são apenas alguns exemplos de conversas que os pais deveriam ter, antes de olharem uma lista de escolas. Com essas e outras perguntas, podem olhar uma lista de escolas e começar a confrontar estas com seus critérios. Se não estabelecerem critérios antes de olhar a lista, poderão ficar tentados a “flexibilizar” em função da estética, simpatia da diretora etc.
Façam uma visita às escolas que passarem por uma primeira triagem. Olhem em volta, observem as crianças, discutam com a representante da escola os seus valores e critérios e avaliem como a escola se enquadra (ou não) no que vocês esperam. Escolas são como vinhos. O melhor vinho é aquele que você gosta, não necessariamente o mais famoso ou mais caro!
Esses comentários são para a escolha de uma escola para crianças maiores. Como escolher uma boa escola para crianças entre 2 e 5 a 6 anos?
Peço licença às pedagogas para uma brincadeira. Escolham uma escola que adote o Método Crianssori. No que consiste esse método? Consiste na implementação da prática dos 3 Cs:
– Carinho
– Cuidados
– Conforto
Carinho- é algo que você observa no trato que as pessoas (todas) da escola têm com as crianças. Se reflete no ar de alegria e satisfação que as crianças exibem. Também tem relação com o número de crianças e o número de funcionários. Existe uma relação ótima de crianças/funcionários que permite um olhar atento e carinhoso com todas as crianças. Carinho também é respeitar a individualidade da criança pequena, sem definir objetivos pedagógicos rígidos, metas etc. Evidentemente que nenhuma escola poderá dar um tratamento 100% individualizado a seu filho, mas se a cultura for de respeito a essa individualidade, ótimo.
– Cuidados- vai desde a segurança do ambiente, as instalações, a parte objetiva de alimentação, troca de fraldas e higiene, até a forma com que a escola se comunica com os pais.
– Conforto- é a existência de um ambiente com condições adequadas de temperatura, aeração, iluminação e ruído. Também inclui o material disponível para as crianças brincarem, bem como o espaço existente. Para crianças pequenas, o conforto também é a proximidade com a casa, a facilidade de deslocamento e/ou de estacionamento, se for o caso.
Portanto, espero que os pais de crianças pequenas estejam mais atentos às necessidades infantis de seus filhos, deixando a preocupação com o futuro profissional, performance, sucesso e reconhecimento, para outra etapa (aquela em que os valores da família serão fundamentais na escolha da escola). Com seu filho pequeno, o que vocês mais querem é alegria dele brincar e se divertir.
Talvez receba muitas críticas de pedagogas. Serão benvindas. Como serão benvindos os comentários e perguntas dos pais.
PS- Método Crianssori é uma brincadeira com o Método Montessori que, por sinal, é um dos métodos pedagógicos que considero interessante.