O teste do pezinho é o nome que se dá a uma série de exames que são feitos, utilizando algumas gotas de sangue geralmente obtidas do
calcanhar dos bebês. Esses exames visam a detectar, precocemente, algumas doenças metabólicas, genética ou infecciosas que não costumam apresentar sintomas logo após o nascimento. Quando diagnosticadas precocemente, muitas destas doenças podem ser tratadas ou controladas.
No Brasil existe o Programa Nacional de Triagem Neonatal que tornou obrigatório o teste do pezinho em todos os bebês. Os testes oferecidos pelo PNTN são:
– fenilcetonúria
– hipotireoidismo
– anemia falciforme
– fibrose cística
O PNTN definiu que estes exames seriam oferecidos em fases. Assim, nem todos os estados oferecem todos os exames.
Além destes exames oferecidos pelo PNTN, vários laboratórios privados oferecem uma bateria muito maior de exames. Evidentemente que, quanto mais abrangente forem os exames, mais caro o seu custo. Os exames realizados por laboratórios privados incluem:
– hiperplasia da supra renal
– galactosemia
– deficiência de biotinidase
– deficiência de glicose 6 fosfato desidrogenase
– deficiência de acetil coenzima A desidrogenase de cadeia média (MCAD)
– surdez congênita não sindrômica
– espectrometria de massa em tandem (vários erros inatos do metabolismo)
– toxoplasmose
– rubéola
– citomegalovirose
– sífilis
– Aids
– doença de Chagas
Como podem ver a lista é muito extensa e, com novas técnicas, novos exames vão sendo disponibilizados.
Meu objetivo, neste blog, não é o de estimular o medo das doenças, muito menos a hipocondria! Por esse motivo, não vou fazer uma descrição de cada uma destas doenças, todas razoavelmente raras. O que eu considero realmente importante é que os pais saibam que esse teste tão simples de ser feito, pode, de novo- em raras ocasiões, ser fundamental para a saúde do bebê. Muitas das doenças listadas têm tratamento e, quanto antes diagnosticadas, melhor o seu controle.
Muitos pais têm duas dúvidas muito objetivas:
– quando fazer o teste? O período ideal é entre o 3º e 7º dia de vida.
– precisa ser feito no pezinho? Não. O sangue é colhido no calcanhar porque esta região é muito vascularizada (tem muito sangue), facilitando o exame. Mas, o sangue poderia ser colhido de qualquer outro lugar.
Portanto, aquele furinho feito no pé do bebê, que dói no seu coração, pode ser a gotinha que fará toda a diferença.
Se tiverem alguma dúvida ou quiserem fazer algum comentário, por favor me enviem. Será muito bem-vindo.