No último dia 21, às 9h11m, se iniciou o verão no nosso hemisfério. Resolvi escrever algumas coisas a respeito dessa estação, verão2relacionadas à saúde das crianças.

Evidentemente que veremos uma enxurrada de matérias em jornais, TVs e revistas, com dicas para a saúde, durante o verão. Quase todas não serão dicas para a saúde, mas, como evitar doenças! Curiosamente, nossa cultura, fortemente influenciada pela medicina, prioriza a doença e a ausência desta é considerada como saúde. Um dia, se os leitores do blog quiserem, escrevo especificamente sobre esse tema. Mas, tentem se lembrar do que já leram sobre saúde e o verão. Deve ser algo na linha:

– cuidado com a desidratação.

– lembre-se do filtro solar, câncer de pele é uma realidade.

– praias com águas contaminadas.

– como prevenir doenças de pele produzida por areia suja (da praia ou pracinha)

A lista poderia continuar. Deixo para o leitor exercitar sua memória e criatividade com o que já leu ou supõe que vai ler.

Vou tentar falar sobre saúde no verão e não simplesmente como evitar doenças (o que também é importante):

1- Divirtam-se com seus filhos. O verão é uma época maravilhosa para atividades ao ar livre. Se os seus filhos são pequenos, passeios a pé ou de bicicleta, idas à praia ou piscina, visitas ao zoológico, jardim botânico, são algumas das opções. Se os filhos já são maiores ou adolescentes, aproveitem para fazer algum esporte juntos.

2- Conheçam novos lugares. Aproveitem as férias escolares e, eventualmente, alguns dias de férias dos adultos, para conhecer algo novo. Não é preciso viajar para se conhecer uma novidade. Nas nossas cidades existem coisas interessantes que nunca temos tempo ou disponibilidade para conhecermos. O verão é um ótimo momento. Pode ser um museu, um parque ou mesmo uma área da cidade, como o centro. Tornem esse conhecimento em algo lúdico e prazeroso para todos. Pode ser uma viagem também, para perto ou para longe. O que realmente importa é ensinar aos filhos como é bom conhecer novidades e aproveitar para viver momentos felizes em família.

3- Conheçam novos alimentos. Se não forem viajar, façam uma visita a um mercado e brinquem de identificar legumes, verduras e frutas. A seguir, escolham algo novo para provarem, juntos. Se forem viajar, provem alguma comida típica do lugar. Fujam das mesmices, dos fast foods, do bife com fritas. Nada contra (só um pouquinho), mas deixem essas comidas para o resto do ano!

4- Pratiquem o carinho físico. Tendo mais tempo para ficarem juntos, pais e filhos devem aproveitar para se abraçar, embolar, fazer cócegas, apertar e beijar. Não é preciso “fazer algo” o tempo todo. O verão é um bom momento para um ócio carinhoso, um cafuné, um cheiro, um dengo.

5- Flexibilizem a disciplina diária. Sem deixar que a vida vire um caos, permitam que certas coisas aconteçam ou outras (obrigações) deixem de acontecer. Coisas básicas como escovar os dentes e tomar banho devem ser mantidas!

6- Sejam mais criança. Esta recomendação é o item 5 (acima) aplicado aos adultos. Brinquem, sejam criativos, inventem histórias, criem personagens e aventuras. Não façam isso só pelos seus filhos. Secretamente, divirtam-se junto com eles.

verão1Um bom verão para todos!

Este post foi publicado, originalmente, no blog http://4insiders.com.br/. É um blog de variedades, muito interessante, para o qual eu colaboro.