O molusco contagioso tem um nome horrível e que costuma assustar as pessoas. Molusco por si só não parece ser boa coisa. Contagioso então, um horror! No entanto, essa doença de pele é muito menos assustadora do que o nome parece revelar. Vejamos:

1- O molusco contagioso é uma doença de pele produzida por um virus.

2- É uma doença benigna, frequentemente assintomática, sem nenhuma consequência para a saúde da criança ou do adolescente.

3-Se manifesta por 2 a 20 (ou mais) pequenas pápulas, habitualmente com uma depressão no centro chamada de umbelicação (lembra um umbigo!)

4- Pode se localizar em qualquer parte do corpo, mas, o mais frequente é que localize no tronco, face e extremidades.

5- O período de incubação (desde o contato até o aparecimento das pápulas) varia de 2 a 7 semanas, podendo levar até 6 meses!

6- O diagnóstico é clínico, não precisando de outros exames.

7- Apesar do nome, contagioso, o molusco é apenas moderadamente contagioso. O mais comum é que o molusco aumente em quem já o tem, ao invés de contaminar outra pessoa. O período de contágio do molusco é desconhecido.

8- Não existe consenso sobre o tratamento adequado tendo em vista que é uma doença auto-limitada, que cura sozinha. No entanto, pode levar até 8 meses para curar e em casos onde há desconforto grande, seja estético, seja por prurido (coçeira), o tratamento pode estar indicado. Deverá ser uma decisão tomada pela família, junto com o médico.

9- Quando a decisão for a de tratar, o que se busca é “destruir” fisicamente o virus. Isso pode ser obtido por curetagem, crioterapia com nitrogênio líquido e alguns agentes químicos que produzem irritação local. Todo e qualquer tratamento deve, obrigatoriamente, ser conduzido por médico.

10- Crianças com molusco NÃO PRECISAM SER ISOLADAS e podem frequentar escola e piscina, normalmente. Existe muita desinformação e preconceito com relação a não isolar a criança, mas esta é a recomendação da Academia Americana de Pediatria.

Se você tiver algum comentário ou dúvida sobre Molusco Contagioso,envie-o. Ficarei feliz em tentar respondê-lo.